05. Religião – Idade Antiga



As principais religiões da atualidade tiveram início durante a Idade Antiga. Mas é importante lembrar que as primeiras manifestações religiosas surgiram por volta de 100.000 a.C. com os antigos rituais de enterro de mortos junto com seus espólios demostrando a crença em vida após a morte. Durante a pré-história também houve algumas formas de adoração de animais. E o culto a grande deusa mãe, considerada a primeira grande religião que se desenvolveu por volta de 30.000 a.C.

Mais foi na antiguidade com o desenvolvimento da vida em sociedade que surgiram as primeiras religiões e mitologias. A mitologia egípcia teve origem por volta de 3.000 a.C. e inicialmente era uma religião politeísta. Já a mitologia Grega parece ter evoluído da antiga religião praticada pela civilização micênica da Idade do Bronze e influenciou outras mitologias como a Romana. A odisseia e Ilíada são os principais poemas épicos da mitologia grega, atribuídos a Homero que foram escrita provavelmente no fim do século VIII a.C.

A mitologia babilônica ou suméria é uma das primeiras mitologias e influenciou outras religiões do oriente médio. Por exemplo, as ideias bíblicas da criação do homem bem como o dilúvio de Noé estão intimamente ligadas aos contos sumérios. A mitologia grega também é influenciada pela mitologia babilônica com muitas histórias em comum.

O principal texto da mitologia babilônica é a epopeia de Gilgamesh, que é considerada uma das primeiras obras conhecidas da literatura. Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios sobre o mitológico deus-herói Gilgamesh, que foram reunidos e compilados no século VII a.C. pelo rei Assurbanipal. Alguns achados arqueológicos de fragmentos de texto datam por volta do século XX a.C. Dentre as religiões atuais o hinduísmo foi a primeira e surgiu antes dos registros históricos da humanidade, mas seus quatros principais texto denominados Vedas foram escritos por volta de 1.500 a.C. Já o budismo surgiu por volta do século V a.C. na Índia baseado nos ensinamentos de Buda. Nesse mesmo período surge o profeta Zaratustra fundador do Zoroastrismo uma nova religião criada pela civilização persa durante seu apogeu. O confucionismo surgiu na china no século IV a.C. com o pensador chinês Kung-Fu-Tse mais conhecido como Confúcio.

Dentre as 3 principais religiões monoteístas da atualidade o Judaísmo foi a primeira a ser criada por volta de 1200 a.C. e tem seu marco inicial a volta dos hebreus a Palestina conhecida como êxodo. Outra das principais religiões monoteístas é o Cristianismo baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus. O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo, partilhando por isso textos sagrados com esta religião.

A última das grandes religiões atuais é o Islamismo. Uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, já na idade média, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e numa escritura sagrada chamada Alcorão.


Resumo


Religião / Mitologia Origem Nome Importante
Mit. Babilônica/Egípcia/Grega 3.000 a.C.
Hinduísmo 1.500 a.C.
Judaísmo 1.200 a.C. Moisés
Budismo 500 a.C. Buda
Zoroastrismo 500 a.C. Zaratustra
Confucionismo 400 a.C. Confúcio
Cristianismo Século I Jesus Cristo
Islamismo VII Maomé




Religião - Idade Antiga




 Religião – Idade Antiga - História